Mês das crianças.
Então, Brain Hacks é em homenagem a elas.
Artigo Científico
Em um estudo impactante, Lina Badr e Bahia Abdallah analisaram a situação de bebês prematuros nascidos em um hospital em Beirute, no Líbano, e descobriram que bebês prematuros classificados como fisicamente mais atraentes pelos enfermeiros tendem a ter uma recuperação mais rápida do que os bebês prematuros menos atraentes. A explicação é que os enfermeiros, inconscientemente, dão mais atenção, mais cuidado e mais carinho aos bebês atraentes, o que tende a facilitar o ganho de peso e a reduzir o tempo de internação. Em outras palavras: viés de atratividade.
Fonte: Psicologia Social - David Myers
Board Game
Já falamos que um jogo de tabuleiro pode ser um lazer intelectual de alto nível.
Uma dica vai para Carcassonne!
É como um jogo de xadrez mais simples, bem acessível aos iniciantes e com possibilidade de elevar o nível estratégico para participar de torneis mundiais. Pode ser jogado por até cinco pessoas. Viciante!
Anotar na Bucket list: jogar Carcassonne em Carcassonne.
Livraço
O que nos faz bons ou maus - Paul Bloom.
Livraço do cientista cognitivo Paul Bloom. Há várias experiências com bebês e crianças que indicam que, antes mesmo de aprender a falar ou a andar, nós somos capazes de julgar a bondade e a maldade na ação dos outros, sentir empatia e ter um senso rudimentar de justiça. Excepcional.
Ouvido Absoluto
Ouvido absoluto é habilidade de identificar sem errar o tom de qualquer som. Estima-se que apenas 0,01% da população consiga fazer isso. Antes, acreditava-se que era uma habilidade inata. Hoje, sabe-se que o ouvido absoluto pode ser desenvolvido com o treino. O treinamento para a aquisição do ouvido absoluto se baseia em uma técnica conhecida como aprendizagem sensorial. É um programa de aprendizagem progressiva, em que o aprendiz avança de fase como um jogo de tentativa e erro.
Para ter uma ideia, vale conhecer o site Toned Ear (tonedear.com), que oferece o treinamento de forma graguita.
Fonte: SuperAprendizagem, que já está no prelo!