Agosto chegou!
Time Aguerrido
O vídeo acima é uma reprodução de um jogo real entre Senegal e Polônia, na Copa do Mundo de 2018. Ele foi usado para mostrar como a raça dos jogadores pode afetar a percepção do jogo.
As pessoas que assistem o jogo “real” tendem a considerar que o time do Senegal é mais agressivo. Por outro lado, quando o jogo é renderizado de modo a ocultar a raça, a avalição se inverte!
Viés de Homogeneidade
O viés de próprio grupo é a tendência de reconhecer mais facilmente pessoas do próprio grupo (ou da própria raça, do próprio gênero e da própria idade) do que pessoas de grupos ou raças diferentes.
Isso vai levar, por exemplo, ao efeito de homogeneidade fisionômica, que é a tendência de perceber os membros de outros grupos de modo mais homogêneo (“todos parecem iguais”), com pouca capacidade de percepção dos atributos únicos daquele rosto. Explico bem direitinho no Testemunhando a Injustiça.
Se você não for japonês, provavelmente sentirá dificuldade de distinguir cada um dos rostos acima. Mas não se sinta tão mal. A foto faz parte de uma coleção da fotógrafa Tomoko Sawada. É uma montagem de autorretratos da própria artista.
Clique aqui para comprar o Testemunhando a Injustiça.
Episteme
Ainda não conhece o Episteme?
Toda semana vídeos novos.
Aproveita e segue lá!
Até a próxima!