Férias, mas a Brain Hacks não para.
Hoje, mais dicas de escrita.
Escreve Música
Achei bem legal essa dica do Gary Provost:
“Esta frase tem cinco palavras. Aqui estão mais cinco palavras. Frases com cinco palavras estão bem. Mas várias juntas tornam-se monótonas. Ouve o que está a acontecer. A escrita começa a ficar aborrecida. O som começa a afogar-se. É como um disco riscado. O ouvido exige alguma variedade.
Agora ouve. Eu vario o comprimento da frase, e crio música. Música. A escrita canta. Tem um ritmo agradável, uma melodia, uma harmonia. Eu uso frases curtas. Eu uso frases de médio comprimento. E, por vezes, quando tenho a certeza de que o leitor está calmo, eu envolvo-o com uma frase de um comprimento considerável, uma frase cuja energia queima, construindo com todo o ímpeto de um crescendo, o rufar dos tambores, o bater dos címbalos – sons que dizem Ouve isto, isto é importante.
Assim, escreve com uma combinação de frases curtas, médias e longas. Cria um som que agrada ao ouvido do leitor. Não escrevas apenas palavras. Escreve música”.
Proparoxítonas
Quase todas as dicas de estilo são feitas por autores de língua inglesa. Aqui uma voltada para o português, escrita pelo Eduardo Affonso:
“As proparoxítonas são o ápice da cadeia alimentar do léxico.
Estão para as outras palavras assim como os mamíferos para os artrópodes.
(...)
Sob qualquer ângulo, a proparoxítona tem mais crédito.
É inequívoca a diferença entre o arruaceiro e o vândalo.
O inclinado e o íngreme. O irregular e o áspero. O grosso e o ríspido. O brejo e o pântano. O quieto e o tímido.(...) Quer causar um impacto insólito? Elogie com proparoxítonas.
É como se o elogio tivesse mais mérito, tocasse no mais íntimo.
O sujeito pode ser bom, competente, talentoso, inventivo – mas não há nada como ser considerado ótimo, magnífico, esplêndido. (...)”.
Fantástico!
Os melhores livros sobre escrita
Na minha ordem de preferência:
1 - “Guia de Escrita: como conceber um texto com clareza, precisão e elegância”, de Steven Pinker.
2 - “Como Escrever Bem”, de William Zinsser.
Pronto.
Falar em escrita, estilo e livro, a revisão do SuperAprendizagem foi concluída na semana passada… em breve, novidades…