Daqui a duas semanas, vou pra Roma participar de um curso da Enfam. Vamos ver o que os italianos sabem sobre máfia…
Aproveitando a onda, compartilho alguns alguns hacks de viagem!
Hack de Passagem
Skiplagged. Sempre que vou para a Europa (até parece que é muito!), pesquiso os preços no Skiplagged, porque tem um hack bem legal. Há um voo direto de Fortaleza para Lisboa. Só que esse voo costuma ser bem caro. Por exemplo, neste momento, Fortaleza - Lisboa está R$ 2.900,00. Só que Fortaleza - Lisboa - Frankfurt está R$ 2.300,00. Ou seja, dá para economizar seiscentos reais por trecho só nessa brincadeira!
O segredo é colocar na pesquisa Fortaleza - Lisboa que o site diz qual é o destino mais barato, passando por Lisboa.
O ponto negativo é que, se o objetivo for desembarcar em Lisboa, não pode embarcar mala, pois a mala embarcada vai para o destino final.
Hack de Roupa
Esse hack aprendi com um agente de viagem bem desenrolado. A ideia é levar o mínimo de roupa e comprar camisas de turista em cada destino (do tipo “I Love Roma”). Depois que usar a roupa, é só doar para as camareiras do hotel. Barato, prático e altruísta.
Hack para Vencer o JetLag - 1
Vi esse hack no livro Ferramenta dos Titãs, do Tim Ferriss. É um livro bem interessante, com entrevistados de alta performance de diversas áreas (esporte, arte, ciência etc.). Aqui um hack anti-JetLag:
Assim que desembarcar no destino final, independentemente do horário, faça de 5 a 15 minutos de exercício aeróbico. De algum modo, o corpo se acostuma mais rápido com o novo horário…
Hack para Vencer o JetLag - 2
Essa ouvi no podcast do Andrew Huberman. Recomendadíssimo.
Mesmo com sono, exponha-se ao sol bem cedo, sem óculos escuro, tentando receber pelo menos 100K lux logo pela manhã (antes de 9AM/10AM). Isso significa cerca de 1h hora de luz natural, ou um pouco mais se estiver nublado.
Existem aplicativos gratuitos no celular para monitorar com mais precisão a quantidade de lux que você está recebendo. É só procurar por “light meter” ou “lux meter”.
Em contrapartida, deve-se evitar, ao máximo, a exposição à luz natural ou artificial após 17hs.
Essas duas dicas são úteis para regular o sono de um modo geral. Nem precisa estar em viagem para aplicar.
Funfact: o efeito do jetlag é mais forte quando saímos do Brasil para a Europa (em direção ao oeste) do que o contrário. Not so funny!
Hack de Sono
SleepPhone. Também aprendi essa com Tim Ferriss, mas no livro Tribe of Mentors. Na entrevista com Matt Riddley, Riddley comenta que um dos gadgets mais legais que ele comprou por menos de cem dólares foi o SleepPhone, que nada mais é do que uma máscara de sono com bluetooph para ouvir áudio. Acabei comprando e uso bastante, especialmente em viagens.
Leitura de Viagem
SPQR - Uma História da Roma Antiga. Minha ideia inicial era reler o livro Traçando Roma, do Luís Fernando Veríssimo. Mas como não encontrei na versão Kindle, optei por esse livro da Mary Beard, que está com quase 50 mil avaliações e 4.03 no GoodReads… pela descrição da Amazon, parece promissor…
(Plano B: Se o livro não conectar, já estou levando o Emocional, do Leonard Mlodinow, que é um tiro certo).
Pronto!
Por hoje, é só, porque tenho que arrumar a mala. Sexta que vem tem mais!
Não viaje na maionese. Compartilha aí, que hoje teve muita dica legal!