Ano novo. Tempo de olhar para frente e projetar novos horizontes.
Por isso, a Brain Hacks hoje será dedicada a propósito, essa palavrinha difícil de definir, mas que é uma parte essencial da própria existência humana.
Pra começar, quotes!
Frases sobre propósito
“Aquele que tem um porque para viver pode enfrentar quase todos os comos”. Friedrich Nietzsche
"A vida é um processo contínuo de chegar a quem somos" - Maria Popova
"Reclama o direito de dispores de ti, concentra e aproveita todo o tempo que até agora te era roubado, te era subtraído, que te fugia das mãos" – Sêneca
“É preferível ser um homem insatisfeito do que um porco satisfeito; é preferível ser Sócrates insatisfeito do que um imbecil satisfeito” - John Stuart Mill
“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?” – Fernando Pessoa
Livros sobre propósito
Em busca de Sentido – Viktor Frankl (leitura obrigatória)
A Sutil Arte de Ligar o Foda-se – Mark Manson (surpreendeu positivamente)
Motivação 3.0 – Daniel Pink (melhor divulgação científica sobre a ciência da motivação)
Comece pelo Porquê – Simon Sinek (um dos mais populares e com uma pegada mais motivacional)
Jordan Peterson – 12 Regras para a Vida (o mais vendido. Um tanto quanto super-avaliado)
Músicas sobre propósito
Cajuína – Caetano Veloso (vale a pena conhecer a história dessa música)
Tocando em frente - Almir Sater
Poema sobre propósito
Velho Tema
Só a leve esperança, em toda a vida,
Disfarça a pena de viver, mais nada:
Nem é mais a existência, resumida,
Que uma grande esperança malograda.
O eterno sonho da alma desterrada,
Sonho que a traz ansiosa e embevecida,
É uma hora feliz, sempre adiada
E que não chega nunca em toda a vida.
Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa, que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,
Existe, sim : mas nós não a alcançamos
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.
Experimento Científico Sobre Propósito
Em 2008, o pesquisador Dan Ariely espalhou alguns cartazes pelo MIT com os seguintes dizeres: “Ganhe dinheiro construindo Legos!”.
Rapidamente os estudantes começaram a comparecer ao laboratório e foram informados de que receberiam U$ 2,00 para o primeiro a lego montado. Depois que o primeiro boneco estivesse concluído, os participantes poderiam passar para o segundo e ganhariam U$ 1,89. Terminado o segundo, passariam para o terceiro, ganhando U$ 1,78. E assim sucessivamente até considerarem que os benefícios não compensam o esforço.
Os participantes foram divididos em dois grupos que teriam que realizar exatamente a mesma tarefa. Aos participantes do Grupo 1, foi dito que os bonecos concluídos seriam desmontados após o experimento para serem utilizados pelos próximos participantes. A mesma informação foi dita aos membros do Grupo 2, com uma sutil diferença: assim que o participante entregava o robô construído, o pesquisador começava imediatamente a desmontá-lo, informando que as peças seriam utilizadas pelos próximos participantes.
A ideia de Dan Ariely era descobrir até que ponto haveria uma diferença na quantidade de brinquedos montados. Em tese, as motivações intrínsecas e extrínsecas eram semelhantes, pois a remuneração era igual e todos haviam dito que gostavam de montar Legos. E todos sabiam que, no final, os robôs seriam desmontados. Portanto, era de se esperar que os dois grupos chegassem a números parecidos.
Mas não foi isso que ocorreu. Na verdade, os membros do Grupo 1, que não viram as peças sendo desmontadas, construíram, em média, 11 robôs. Por outro lado, os membros do Grupo 2, que assistiram o seu trabalho ser desconstruído, fizeram, em média, 7 robôs.
Segundo Ariely, a conclusão que se extrai desse experimento é que, mesmo quando as pessoas fazem algo de que gostam, precisam sentir que a sua atividade tem algum significado. Quando elas sentem que o esforço realizado é em vão, a motivação também se desfaz. Por isso, é fundamental tentar dar um sentido mais nobre àquilo que fazemos. O principal estímulo motivacional é a vontade de se tornar uma pessoa cada vez melhor e de deixar um legado relevante para o mundo.
Fonte: Positivamente Irracional, de Dan Ariely
****
E aqui Brain Hacks termina desejando um 2023 cheio de propósito, significado e novas aprendizagens!