

Discover more from Brain Hacks
Brain Hacks ep. 08 | 2022 (Sexta-Feira 13)
Estacas de inteligência contra a maldição do conhecimento
Hoje, sexta-feira 13, no Brain Hacks.
Pra começar…
Efeito Thatcher
O rosto parece normal?
Em princípio, parece um rosto invertido com atributos normais. Porém, quando giramos a imagem, o rosto fica bem bizarro. Ui!
Pode parecer brincadeira, mas esse efeito é muito famoso em psicologia cognitiva e foi essencial para mostrar como a mente humana processa faces.
O nome - Efeito Thatcher - vem do estudo pioneiro de Peter Thompson que usou uma foto da famosa primeira ministra britânica. Que fanfarão!
Há várias hipóteses explicativas. A mais conhecida defende que rostos são processados holisticamente e não de modo fragmentado. Por isso, quando o rosto está invertido, falhamos em perceber distorções de características isoladas. Além disso, tendemos a codificar mais profundamente os olhos e a boca. Por isso, quando essas características estão corretamente orientadas, o restante da face parecerá normal, mesmo em um rosto invertido.
Com rostos famosos, fica ainda mais perceptível:
Agora invertido:
Vi no Ciência Psicológica, do Gazzaniga. (Livro pancada!)
Fonte das imagens: aqui.
Sobre a Escrita
Juro que foi coincidência.
Estou terminando o “Sobre a Escrita”, de Stephen King, que é, de longe, o melhor autor para representar a sexta-feira 13.
Tudo bem que o livro não é de terror, mas uma espécie de autobiografia em que King narra eventos que marcaram seu processo de escrita, com pitadas de dicas práticas para aprimorar essa habilidade.
No GoodReads, está com mais de 250 mil avaliações e nota 4,33!!! Impressionante…
Eu daria três estrelinhas e meia (ou até quatro pra não irritar os fãs)…
O próximo episódio de Brain Hacks será focado em hacks de escrita… Aí vou compilar algumas do livro…
5 Palavras que Me Dão Náuseas
No livro, Stephen King brinca com algumas expressões que ele tem antipatia. Para ele, qualquer um que use a frase “isso é tão legal” deveria ficar de castigo, e quem usa frases ainda mais odiosas como “neste momento do tempo” e “no fim das contas” deveria ir para cama sem jantar.
Também tenho minhas antipatias.
Aqui uma listinha não exaustiva: (1) Outrossim; (2) Destarte; (3) Empós; (4) “In casu”; (5) Ademais… Peteleco na orelha de quem utiliza :-)
(podem me julgar pelo “ademais”. É só birra mesmo!).
Dica de Livro com Desconto
Acabei de ver que o livro Psicologia Social, do David Myers, está com 54% de desconto na Amazon! Conferi hoje (13/5) e o desconto estava lá. Não sei por quanto tempo vai ficar. É bem raro ver livros da Artmed com esse desconto todo…
Quando selecionei os dez livros mais relevantes de divulgação científica, coloquei o livro do David Myers no topo. Meu comentário foi singelo naquela ocasião: “Só compre! Você não vai se arrepender”.
É só dar uma olhada básica na amostra grátis para ver que o livro é especial, tanto pela edição, quanto pela qualidade da pesquisa e praticidade dos temas tratados. Meu sonho é escrever um livro com aquele formato.
Citação Escolhida
“Coloque sua mesa em um canto e, todas as vezes em que se sentar para escrever, lembre-se da razão de ela não estar no meio de sua sala. A vida não é um suporte à arte. É exatamente o contrário” - Stephen King
Buuuu! Isso é tão legal!
Brain Hacks ep. 08 | 2022 (Sexta-Feira 13)
Professor, o episódio está fantástico. Obrigada pelas dicas!
Pegando o gancho das recomendações sobre escrita e já no embalo do próximo episódio, deixo a indicação dos livros que conversam bem com os aqui já mencionados: "Como Escrever Bem", do William Zinsser e o "Por que Escrevo e Outros Ensaios", de George Orwell.