Já estava aguardando ansiosamente por mais um Brain Hacks?
Então vamos lá.
Ilusão de Ótica?
Como você descreveria a cor da pele da pessoa do meio:
(a) pele branca;
(b) pele morena clara;
(c) pele morena escura;
(b) pela negra.
Agora veja outra imagem. Como você descreveria a pessoa do meio?
Em geral, as pessoas respondem que, no primeiro cenário, a pessoa do meio tem pele morena clara ou escura, enquanto no segundo cenário tem a pele negra, indicando que a percepção da cor pode ser afetada pelo efeito de contraste. A nossa percepção é dependente do contexto.
Vi em uma palestra da Jennifer Dysart e achei bem interessante.
Os Tiozões do Tinder
Está ocorrendo uma discussão bem interessante sobre a política de preços do Tinder Plus.
Em síntese, o aplicativo adota(va) um modelo de precificação personalizada, cujos critérios não são muito claros. O certo é que há fortes evidências de que a idade é um fator que influencia a dinâmica de preços, com os mais jovens (18 a 29 anos) pagando bem menos do que os mais velhos (mais de 30 anos). A diferença pode chegar a mais de 100% em alguns mercados. (Curiosamente, o Brasil é exceção, não havendo diferença significativa de preço por idade). Confira o quadro:
Por conta disso, várias ações coletivas (class actions) foram propostas no mundo todo contra o Tinder, o que fez com que a empresa anunciasse a revisão de sua política de preços.
Em nota à imprensa, a empresa alegou o seguinte:
Quando lançamos nossa primeira assinatura, queríamos oferecer aos membros mais jovens um preço mais baixo do que o preço padrão, para tornar o Tinder acessível para aqueles que estão na escola ou no início de suas carreiras. A idade e o mercado foram os únicos fatores levados em consideração para determinar os preços. Os membros com 28 anos ou menos podiam comprar assinaturas com desconto, e as pessoas na Índia, por exemplo, veriam preços diferentes dos membros nos EUA. Orientação sexual, gênero, raça, religião ou qualquer outra característica demográfica nunca informaram, influenciaram ou determinaram preços no Tinder. E o mais importante, nunca será.
No ano passado, deixamos de oferecer preços mais baixos para membros mais jovens nos EUA, Austrália e, mais recentemente, no Reino Unido. Recentemente, anunciamos que eliminaremos os preços baseados na idade para todos os nossos membros em todos os mercados até o final do segundo trimestre deste ano.
Seja como for, é um bom debate jurídico!
Mesmo correndo o risco de ir contra a corrente, eu tenderia a aceitar os argumentos do Tinder. Não creio que tenha um grupo vulnerável sendo prejudicado por esta política de preço. A meu ver, em princípio, o tratamento diferenciado para favorecer os mais jovens estaria no escopo da “business necessity defense”. Ainda que polêmica, é uma estratégia de negócio protegida pela livre iniciativa e autonomia empresarial. Mas essa é uma posição particular minha. Para mim, o direito da antidiscriminação nas relações privadas só tem sentido para proteger grupos vulneráveis.
Música que Estou Escutando
Coisas que eu sei - Danni Carlos. Porque o meu conhecimento é minha distração.
Livraço Grátis no Kindle
A singularidade está próxima: quando os humanos transcendem a biologia - Ray Kurzweil. Tava de olho neste livro, pois sou fã do Kurzweil, um dos caras mais visionários do mundo. Mas o preço de R$ 139,00 não era convidativo. Vi agora que está grátis na versão para Kindle. Não sei por quanto tempo vai ficar, mas é um belo achado!
De nada!
Dia das Mães
Considerando o mês das mães está chegando, a citação de hoje é de Banksy:
Link para divulgar a Brain Hacks
Se você quiser divulgar a Newsletter para os amigos, é só mandar este link:
https://brainhacks.substack.com
Até a próxima!