Hoje, Primeiro de Abril! Dia da mentira!
Então, o ep. 02 do Brain Hacks terá como tema a mentira. E nada melhor do que uma ilusão de ótica para representar a mentira!
Campeonato Mundial de Ilusão de Ótica
Quando comecei a estudar ilusão de ótica para entender vieses cognitivos, descobri que tinha um campeonato mundial de ilusão de ótica!
Essa ilusão, intitulada “Skye Blue Café Wall Illusion”, desenvolvida pela Victoria Skye foi a campeã do torneio de 2017!
As pessoas, em geral, enxergam as linhas mais azuis como se estivessem ziguezagueando, mas, na verdade, são absolutamente paralelas.
Aqui a explicação técnica: “Você determina se as arestas são paralelas por meio de um circuito cerebral que usa a claridade e a escuridão das arestas para ajudar a estabelecer a orientação relativa das linhas. Presumivelmente, isso ocorre porque seu cérebro depende muito das sombras para ver onde os objetos estão e como eles interagem com as superfícies ao seu redor. Então, aqui, quando Skye lança uma série de diamantes brancos/pretos nas principais transições entre as superfícies, isso causa estragos nos circuitos cerebrais, levando à deturpação – na percepção – da posição e dos ângulos das bordas”.
Música sobre Mentira da Minha Playlist de Corrida
Still Counting - Volbeat. Música bem legal para treinar com diferentes intensidades, porque a música tem partes mais lentas e mais rápidas. Já ouvi tanto nas minhas corridas que o disco furou.
Livro Infalível para Aprender a Detectar Mentira
A Linguagem das Emoções - Paul Ekman. Paul Ekman é a maior autoridade do mundo quando o assunto é detecção de mentira. Este livro não é especificamente sobre detecção de mentira, mas ajuda a compreender as ideias gerais do autor. O detalhe é que mesmo quem domina essa arte de “detectar mentira” ainda está sujeito a enganos. Na verdade, uma pessoa “leiga” consegue desmascarar um mentiroso apenas um pouco melhor do que o acaso. Já um especialista tem uma habilidade um pouco superior, mas não passa de 15 a 20% melhor do que o leigo, o que também não é grande coisa, já que a taxa de erro é maior do que 30%. Enfim, não há método infalível de detectar uma mentira.
Decisão Judicial sobre Fake News
Caso Francischini. No final do ano passado (outubro de 2021), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu que propagar fake news pode configurar abuso do poder comunicacional. Eu preparei uma síntese do caso para servir como material de apoio em debates na sala de aula. Então, com exclusividade para os leitores da Newsletter, aqui o modelo de estudo de caso que preparei: Estudo de Caso - Francischini - Fake News.
Série sobre Mentira
Inventando Ana (Netflix). Mais um roteiro que explora o incrível mundo de golpistas da alta classe. A série leva o conceito “fake it until you make it” (“finja até se tornar”) a um outro nível. Gosto muito de assistir a esse tipo de filme para tentar perceber as estratégias psicológicas usadas pelos golpistas.
Artigo Científico para Explorar
ZARAGOZA, Maria S. et al. Interviewing witnesses: Forced confabulation and confirmatory feedback increase false memories. Psychological Science, v. 12, n. 6, p. 473-477, 2001. Incrível que, no Brasil, ninguém fala sobre confabulações forçadas. Não há só uma menção a essa expressão no Google. E é um tema muito útil para compreender como as informações falsas podem ser implantadas na mente de uma pessoa que está sendo interrogada. Explico bem direitinho, com figurinhas até, no meu livro “Testemunhando a Injustiça”, que deve sair em breve!
A Ciência da Mentira sob Suspeita
Sou bem fã do Dan Ariely. Já li e recomendo vários livros dele: Previsivelmente Irracional, Positivamente Irracional e A (Honesta) Verdade sobre a Desonestidade. Mas, no ano passado, ele se envolveu em uma polêmica que colocou em suspeita o resultado de um de seus estudos. O estudo em questão era bem banal: quando as pessoas assinam uma declaração de honestidade antes de preencher um formulário, tendem a ser mais honestas. O problema é que experimentos de replicação não encontraram o mesmo resultado. E para piorar, havia suspeita de que os dados que embasaram o estudo haviam sido manipulados. No final, o próprio Ariely admitiu as falhas metodológicas, atribuindo à seguradora que coletou e forneceu os dados a responsabilidade pelo problema. Seja como for, a sua reputação ficou um tantinho arranhada, sobretudo porque era um estudo sobre… honestidade! Aqui a matéria sobre o babado. (PS. Continuo seguindo e acompanhando a produção acadêmica de Ariely, porque acredito que um deslize não é suficiente para desacreditar o seu trabalho. Ele é mega criativo e um dos grandes divulgadores da economia comportamental).
Ted Talk que Vale Assistir Várias Vezes
Elizabeth Loftus - O quão confiável é a sua memória? - Eu não poderia deixar de mencionar nesse Brain Hacks sobre mentira alguma coisa da maior autoridade do mundo sobre falsas memórias: Elizabeth Loftus. Nessa TED Talk, com legenda em português, ela mostra um pedacinho dos seus estudos em 17 minutos.
Tirinha de Mentirinha
Poesia que Decorei na Adolescência e Lembro Até Hoje (Verdade!)
Mal Secreto
Se a cólera que espuma, a dor que mora
N'alma, e destrói cada ilusão que nasce
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;
Se se pudesse, o espírito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!
Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo
Como invisível chaga cancerosa!
Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!Raimundo Correia
Pronto!
Se gostou, compartilhe. É só divulgar o link:
https://brainhacks.substack.com
Vamos fazer essa Newsletter crescer! Inteligência gera inteligência! Um mundo cercado de conhecimento é um mundo muito melhor de se viver!
Grande abraço e até próxima sexta!
muito bom!
Amei a música