De volta às origens, hoje Brain Hacks trará alguns petiscos de vieses cognitivos.
Pra começar, um velho meme, mas sempre atual.
#TheDress: explicado
Qual a cor do vestido?
Esse meme viralizou em 2015. Um usuário do Twitter postou uma foto de um vestido de festa e perguntou qual era a sua cor. Algumas pessoas enxergaram o vestido como azul e preto, e outras como branco e dourado. Por que isso ocorre?
Uma das explicações envolve uma ambiguidade na forma como o cérebro interpreta a iluminação do ambiente. O cérebro de algumas pessoas pressupõe que o vestido esteja submetido a uma iluminação mais fria (luz natural), enquanto o de outras a uma iluminação mais quente (luz artificial), alterando, em consequência, a percepção da cor do vestido na tela do smarthphone ou do computador. Assim, a cor do vestido vai depender de como o cérebro interpreta a luz do ambiente. Se o cérebro presume que a luz é artificial, tende a enxergar o vestido como preto e azul. No entanto, se acreditar que o vestido está na sombra de uma luz natural, o dourado e o branco aparecem na sua retina.
A imagem a seguir, criada por Paul Dessanville, pode ajudar a entender melhor essa hipótese (veja que ambos os vestidos são iguais):
A propósito, o vestido é azul e preto. Aqui a prova:
Introdução aos Vieses Cognitivos no Sistema de Justiça - Playlist no YouTube
Discriminação por Preconceito Implícito (2a Edição)
A 2a Edição do Discriminação por Preconceito Implícito acaba de ser publicada e está disponível na Amazon:
Discriminação por Preconceito Implícito
Codex dos Vieses Cognitivos (traduzido)
Quote da Semana
"O conhecimento do real é sempre luz que projeta sobre algumas sombras" - Gaston Bachelard
Pronto!